Menu

Step Up your Game – Capítulo 12 – Guerreiros Online




Capítulo 12 - Guerreiros Online

Tradução por Mário "Vegasz" SogariLink para o artigo original

Revisão por Caio "Nolan" Padoan



Eu andei jogando muito SSF4 Arcade Edition v2012 e SFxT v2013 online recentemente e isso tem sido muito divertido.

Eu joguei contra muitos jogadores de alto ranking e eles conhecem suas frame traps, setups, Option Selects e match ups. Eles provavelmente iriam muito bem em um torneio.

Agora, o lado ruim de ser um guerreiro online é que você terá maus hábitos e você estará adivinhando demais no seu wake up, pulando muito ou fazendo mash de movimentos invencíveis todo o tempo.

Até mesmo os melhores guerreiros online têm seus truquezinhos online que eles vão usar para ganhar, mas é possível que isso só funcione 100% das vezes online e algumas poucas offline. Definitivamente é um tipo de hábito que você NÃO QUER TER na minha opinião.

Exemplos de maus hábitos online:

Exemplos de maus hábitos online:

  • M.Bison AE 2012 - Fazendo Slide (cr.HK) fullscreen
  • Cammy AE 2012 - Spiral Arrow HK na distância de rasteira
  • Qualquer grappler - Spamar aquele 360 na defesa
  • E.Honda - Butt slams repetidas
  • C.Viper - Super Jump cancel Burn kick fullscreen de distância no oponente.

Alguns exemplos de SFV (por Vegasz):

  • Slides repetidos com Dhalsim, Vega, Bison, Chun-Li TODA A VEZ que você tem V-Trigger.
  • Spam de EX Dive Kick EX Air Tatsu com Cammy e Ken TODA A VEZ que você tem barra.
  • Hadoukens repetidos de Ryu/Ken depois que você acertou o primeiro
  • Spam de Teleport no wakeup com o Dhalsim ou no Neutral game para tentar pegar o seu oponente.
  • Usar shoryuken após seu oponente bloquear um golpe -2

Ser um guerreiro online tem suas vantagens. Você pode jogar online ao seu lazer, fazer amigos e parceiros de treino para jogar, e também aprender matchups que normalmente você não teria acesso, mas meu conselho para os guerreiros online é que se você tem uma paixão por competir não espere pela EVO para ter essa chance. Tente participar de seus eventos locais, ou torneios maiores para conseguir alguma experiência offline.

A experiência offline é um jogo completamente diferente pois, já que os jogadores podem reagir melhor no offline, as táticas online não vão funcionar.

Um exemplo perfeito disso (e eu queria não ter que usá-lo) é o White Gun. Ele é obviamente um dos melhores jogadores online de Ibuki no SSF4 AE, mas quando ele foi pra Canada Cup ele fez jogadas que claramente só funcionam online. Se você olhar o video abaixo, você pode ver o White Gun indo bem, mas daí ele começa a se atrapalhar e a confiar em algumas blockstrings que eu só consigo ver funcionando online.

Algumas das coisas que eu normalmente não vejo jogadores de Ibuki fazerem offline é uma blockstring cancelada em command dash, para continuar a pressão. Eu acredito que esse tipo de tática não é forte offline, e o White Gun nunca tentou jogar Kunais depois de um knockdown. Ele poderia estar nervoso, mas, para resolver isso, ir à sessões offline ou torneios lhe ajudam a se livrar de maus hábitos.

Aqui está uma partida online do White Gun:

Agora se você notar, ele começa a fazer mixups de Kunai depois de knockdowns, o que é bom, mas ele ainda gosta de fazer aqueles command dashes, algo que você deveria cortar completamente do seu jogo se você quer competir offline. Um jogador online que melhorou muito no modo offline é o Native. Vocês devem conhecê-lo como aquele jogador de T.Hawk e ele andou vencendo muitos jogadores top como o Wolfkrone, Dieminion e muitos mais (no SFV ele joga de R.Mika).

Eu acho que jogar de Grapplers online e trazê-los para offline é provavelmente benéfico, porque com grapplers você tem que fazer muitas leituras e o Native sabe fazer isso muito bem.

O único problema por parte dele é que ele gosta de spamar aquele 360 ou fazer mash de DP durante as blockstrings do oponente ou enquanto ele está levando combos. Se você perceber que ele faz esse tipo de coisa ou backdash ofensivo pode funcionar muito bem a seu favor. Se você olhar essas Grand Finals entre ele e o Dieminion, você verá que Native vai bem no começo, mas começa a se desesperar e a usar dives --> SPD, ou farofando aquele ultra em algumas ocasiões.

Meu melhor conselho para aqueles jogadores do mundo online é tentar perceber seus maus hábitos online e substituí-los para torneios offline. Você pode perder alguns pontos de ranking no começo, mas isso vai acabar ajudando você a ganhar de grandes jogadores no torneio - ou até mesmo te levar àquele primeiro lugar!


Comments

comments

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo do dia!

Entrevista com a Galera