Menu

Step Up your Game – Capítulo 2 – Atingindo os seus alvos

 

 

Capítulo 2 – Atingindo os seus alvos

Tradução por Caio “Nolan” Padoan

Revisão por Mário “Vegasz” Sogari

Link para o artigo original


O que é um monstro da sala de treino? Esse é alguém que possui uma ótima execução em termos de combos dentro do modo de treino. O problema é que para a maioria dos monstros de treino, no momento de uma partida real, a sua execução cai drasticamente.

Não ser capaz de acertar os seus combos contra um alvo em movimento (computador/oponente humano) é com o que muitos jogadores têm problemas.

Existem maneiras para aumentar a sua taxa de acerto de combos contra alvos em movimento ou em situações de grande pressão. Na minha infância, eu jogava muito contra o computador todos os dias. Mesmo que a máquina não seja muito desafiadora, ela ainda te dá um oportunidade de treinar seus combos em muitas situações diferentes e não apenas em um boneco imóvel. O computador ficará de pé, agachado, pulando, spamando golpes puníveis e por aí vai. Isso é muito benéfico para você, o jogador, porque você terá a oportunidade de mudar os tipos de combos de acordo com as situações.

Claro que você pode colocar o boneco de treino para fazer tudo isso, mas você deixa uma coisa de lado. Você não está treinando o aspecto da reação.

O que eu quero dizer é que quando você faz esse exercício no modo de treino, você já está esperando o que o boneco fará. No modo arcade, contra o computador, você tem que reagir à situação e aplicar o seu combo no momento certo.

Por exemplo: Eu estou jogando de Rufus contra um CPU Ryu. Digamos que eu me aproxime do Ryu, pule, e cancele meu pulo num dive kick. Ao mesmo tempo, o Ryu fez um c.MK. Como eu estou no ar, o c.MK fica no vazio e eu atinjo o Ryu com o dive kick. Agora vem a sequência.

Jogadores experientes notarão que o Ryu está agachado, portanto eles não vão optar pelo target combo do Rufus cancelado em Ultra, já que a parte com o HK não atingirá o Ryu. Já os monstros do modo treino, eles geralmente tentarão esse combo sem saber que o Ryu estava agachado.

Vamos ficar com a mesma situação, mas agora o Ryu é um oponente humano. Assim que o seu target combo errar o Ryu agachado, eles ganham acesso a uma punição pelo seu erro que pode lhe custar a partida. Essa é uma das maneiras que você pode melhorar a sua habilidade para não travar em uma partida ou não cometer erros situacionais.

Outra coisa boa que vêm do jogo contra a máquina é que haverá momentos em que a CPU pode te ensinar coisas novas que podem ser incorporadas no seu arsenal. Em Marvel vs. Capcom 2, a CPU fez um time com a Tempestade e me pressionou usando tri-dashes da maneira mais doida que eu já tinha visto até então. Depois daquilo eu abri novas técnicas para o meu jogo e para o restante dos jogadores consequentemente.

Outra boa maneira de treinar a sua execução é jogando online. A razão de ser das partidas online é te oferecer conhecimento de match ups que você não conseguiria caso a sua área não tenha uma cena local.

Mesmo que o jogo online possa lhe prejudicar com a criação de maus hábitos, você ainda pode treinar a sua execução, estratégia, conhecimento e reações online. Um dos melhores jogadores nos EUA era um guerreiro online: WolfKrone. Ele ficou muito bom porque ele estava sempre escalando os rankings online. Ele praticou e aprendeu toda match up que o jogo online pode oferecer.

É óbvio que o melhor tipo de treino é o jogo contra oponentes humanos pois eles são mais habilidosos e estratégicos que a IA das CPUs em todos os jogos de luta, mas também há um lado negativo. Se você jogar contra um oponente que está nitidamente fora da sua liga, você NÃO aprenderá nada com a partida.

A única coisa que você aprenderia é que você não oferece desafio algum para aquele jogador, e isso pode ser muito desencorajador. Você deve encontrar alguém que está no seu nível de habilidade ou pelo menos próximo a isso. Isso ajuda muito pois você acaba tendo mais oportunidades para pensar, criar estratégias e atingir os seus combos.

Por exemplo: meu parceiro de treino é o EG|Floe. Ele possui fundamentos muito bons e consegue se adaptar rapidamente a diversas situações. Disputar partidas com o EG|Floe me ajudou muito com a minha ofensiva, defensiva e claro meu conhecimento de match up.

Encontrar o seu parceiro de treino ou grupo é muito importante para que vocês troquem técnicas e pensamentos sobre o que vocês acham sobre uma estratégia ou match up em particular. Isso também estimula algumas rivalidades e também por conta de instintos humanos, quem não quer ser o melhor jogador da turma?

 

Comments

comments

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo do dia!

Entrevista com a Galera