Menu

Step Up your Game – Capítulo 3 – Se expondo à pressão




Capítulo 3 - Se expondo à pressão

Tradução por Caio "Nolan" PadoanLink do artigo original

Revisão por Mário "Vegasz" Sogari


Uma das coisas mais difíceis de se alcançar é a capacidade de jogar da maneira que você deseja sob muita pressão. Alguns jogadores adoram essa pressão, enquanto outros a odeiam. Eu pessoalmente amo jogar sob pressão. Eu acredito que eu faço algumas das melhores reviravoltas quando eu estou pressionado e foi assim que surgiu o “Wong Factor”. Muitos jogadores fizeram reviravoltas impressionantes face a uma multidão de espectadores. Nós temos Peter “Bionic Arm” Rosas, Daigo “Let’s Go Justin” Umehara e muitos outros.

Para saber se você consegue jogar sob pressão, você pode fazer o seguinte:

  • Jogar em uma Stream ou Live;
  • Viajar para um torneio local e testar a sua performance contra pessoas reais;
  • Viajar para um grande torneio (EVO, Canada Cup, CEO, etc)
  • Tentar jogar na stream de um torneio (altamente recomendável)
  • Você fica nervoso jogando contra um top player? Y/N

Muitos jogadores travam porque eles não conseguem lidar com a pressão ou são novos nesse ambiente. Você pode até ser impressionante em casuais ou no online, mas se você não consegue se dar bem em torneio as pessoas não vão dar conta do talento que há dentro de você. Um exemplo perfeito é o WolfKrone. Eu me lembro de ter enfrentado ele na Season Beatings 2009 durante o torneio de times. A primeira vez que eu o enfrentei ele falhou várias vezes com coisas pequenas, mesmo assim jogou muito bem. O WolfKrone percebeu suas falhas e a partir daí passou a jogar na stream do Peaceful Jay com frequência e também viajar para todos os grandes campeonatos possíveis. Ele teve determinação e motivação para ter certeza de poder jogar sob pressão. Hoje ele é um dos melhores jogadores dos EUA em Street Fighter IV e continua subindo para se tornar o jogador perfeito.

Uma das melhores maneiras de se aprimorar jogando sob pressão é, na minha opinião, frequentar o maior número de torneios possível. Mesmo se você não for bem no torneio essa será uma experiência de aprendizado e uma pavimentação para a sua evolução. Você pode fazer muitas coisas num torneio mesmo sendo eliminado logo de cara. Como eu disse anteriormente, jogar casuais com tipos diferentes de jogadores o fará mais confortável com o ambiente; Você verá novas estratégias e técnicas, conhecerá novas pessoas e fará amigos, além de absorver toneladas de conhecimento que podem te levar para o próximo nível.

Jogar contra um top player em um torneio é uma das coisas que a maioria das pessoas temem. Eu achava que muitas pessoas adorariam enfrentar um jogador como esse num torneio de verdade. Os jogadores que querem enfrentar top players nos torneios têm a maneira de pensar correta porque isso significa que eles estão mais prontos para o jogo do que aqueles que não querem enfrentar top players. A frase mais comum que eu ouço de não-top players é “Merda! Eu tenho que jogar contra [inserir nome de um top player] na próxima partida”. Eu acho que esse é o melhor cenário para aquele que quer se aprimorar. Aqui vão algumas razões pelas quais isso é bom para você:

  • Jogar contra um jogador que está acostumado com a pressão do ambiente;
  • Você pode sentir a diferença de habilidade entre vocês dois;
  • Se gabar se você vencer, o que vai aumentar muito a sua confiança na sua performance;
  • Você acaba jogando na Stream e pode ter várias pessoas assistindo ao seu jogo.

Eu penso que essa é uma situação onde você sempre sai ganhando algo. A maioria dos jogadores adorariam enfrentar o Daigo e contar a história de quão bem ou mal ele foram. Um exemplo perfeito é o do DJ Houshen. Ninguém tinha ouvido falar muito do DJ Housten antes mesmo que ele jogasse muito bem. Ele eliminou 3 top players de MvC3 mas você podia perceber que ele estava nervoso pois ele dropou alguns combos e tomou algumas decisões desnecessárias. Mas no final das contas ele derrubou UVG|Noel Brown, MCZ|Tokido e col.cc|Combofiend. Isso o deu muita confiança por ter derrotados jogadores tão bons.

Não tenha medo de top players e tente derrubá-los nos torneios para que você ganhe reconhecimento e confiança sobre a sua performance. Você saberá que você tem o necessário para competir com os melhores. É assim que você se expõem para a cena e é assim que surgem novos top players.





Comments

comments

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo do dia!

Entrevista com a Galera