Menu

Sunfish-san, Como Eu Faço para Vencer? #1

Tradução por Caio “Nolan” Padoan Link para o artigo original

Revisão por Tiago “Mad Reis” Reis


Olá, eu me chamo Sunfish. Eu pensei em escrever este documento como uma maneira de expressar as minhas ideias sobre estratégias eficientes de treino. Tudo aqui é anedótico e eu não clamo ser essa a melhor maneira de se treinar, mas isso tem me ajudado a manter a minha mente no lugar certo ao mesmo tempo que me divirto. Talvez isso estimule uma discussão sobre estratégias de treino que sejam menos abstratas do que “vá ao training mode”/”assista a vídeos” etc.

Preparação

Antes de começar você precisará estabelecer uma fundação. Eu recomendo colocar tudo dessa parte de preparação em um meio portátil (evernote / celular / notebook). Garanta que seja fácil acessar e modificar o seu material. Se você estiver confiante de que você é capaz de ter tudo isso em mente durante os seus sets1, não se preocupe, mas eu tenho dificuldade em me focar novamente durantes esses sets. Especialmente se eu estiver perdendo ou tenha me sentido provocado.

Bom, vamos lá!

Estabeleça um Foco

Um foco lhe dará um sentido de propósito abrangente para as suas partidas enquanto também te prepara para o próximo passo. Esse foco pode ser tão simples ou abstrato quanto você queira; você precisa decidir o que é mais importante para o seu crescimento. Bons pensamentos que te ajudam a direcionar esse foco são coisas como “Eu percebi que eu fico muito ansioso quando sou forçado a situações neutras; eu quero melhorar isso” ou “Eu sou muito ruim na ofensiva; eu preciso descobrir como abrir a defesa do oponente”.

Saiba que qualquer coisa pode ser o seu foco, desde que seja uma área que você sente que você deixa a desejar. Você ficará melhor em identificar esse casos ao passo que você for evoluindo nas suas análises.

Crie Metas

Com um foco identificado, você precisará criar metas que permitam o seu crescimento de maneira ideal. Algo como “Eu quero vencer a EVO”, mesmo que admirável, não é algo que você possa realizar até que o campeonato comece a rolar. Enquanto isso, estabelecer metas menores e mais factíveis é como você priorizará e acompanhará a sua evolução.

Vamos dizer que o seu foco seja “Eu preciso melhorar em abrir a defesa do oponente”. Uma meta como “Eu vou arremessar o meu oponente 5 vezes” ajudaria você a melhorar no seu foco. As suas metas devem ser dependentes da sua própria habilidade de compreender e interagir com o seu oponente. O que eu quero dizer com isso é: se você não souber por qual motivo um oponente levaria um agarrão, fazer uma meta como “eu vou pescar2 5 agarrões” será praticamente impossível.

Eu sinto que ter três metas ao entrar em um set é mais do que suficiente para que você tenha algo a conquistar, mas experimente e veja o que funciona pra você. Você não vai querer se sobrecarregar e perder as suas metas de vista durante as partidas. Também, tenha em mente que é desejável que essas metas sejam interessantes para você, então lembre-se de se divertir com elas.

Aplicações técnicas3

Sets casuais são ocasiões perfeitas para o teste de jogadas ensaiadas, táticas e estratégias. Essas são coisas tangíveis que não dependem de um oponente humano para praticar, mas dependem sim da resposta desse oponente a elas. Quando possível coloque-as a teste e anote a sua eficiência.

Lembre-se de usar essas técnicas em oponentes diversos antes de se decidir sobre a sua eficiência. Todo mundo é diferente, então o que funciona contra um oponente pode não funcionar contra 20 outros e vice-versa.

Oponente

Contra quem e qual personagem você estará fazendo os seus sets também é importante. Algumas metas serão naturalmente mais adequadas para diferentes níveis de habilidade, então esteja ciente de qual será a sua melhor opção.

  • Na maior parte, pessoas acima do seu nível (que te vencem de 10 a 0 consistentemente) não serão úteis nessa parte do processo. Eles têm uma função integral, mas isso virá mais tarde.
  • Pessoas do seu nível (vitórias podem ir para qualquer um) devem ser usadas como um termômetro de quão bem você consegue se manter nas suas metas sob o estresse de potencialmente perder os rounds. É aqui onde a maior parte do seu treino deve ser focada.
  • Jogadores abaixo do seu nível (que você vence de 10 a 0 consistentemente) são bons para treino do seu foco e metas nos quesitos de memória muscular e reconhecimento de situações.
  • Todos os tipos de jogadores são bons para se testar aplicações técnicas porque é desejável uma grande amostra do que funciona em cada nível de jogo.

Notas de Matchups4

Reserve um momento para anotar qualquer coisa específica sobre a(s) matchup(s) que você enfrentará. É bom criar uma referência para você mesmo para que você encare cada partida sem precisar se lembrar ou processar em tempo real combos que só funcionam contra personagens específicos, algumas interações específicas da matchup ou se esquecer de punições e contramedidas.

Grave as Partidas

Eu sei que é difícil assistir a você mesmo, mas isso é absolutamente o elemento mais importante para facilitar o seu crescimento. Ser capaz de observar o seu jogo e o do oponente como um espectador lhe providenciará muito material para que você tire certas conclusões. Por favor, de verdade, dê o seu melhor para gravar os seus sets!

Sunfish-san…?!

Eu devo jogar online ou offline?

Offline é o caso ótimo se você tiver uma cena local. Na ausência de lag você estará certo de que o que quer que tenha funcionado ou não, nada foi por uma questão de atraso ou lag. Contudo, às vezes o online será a sua única opção. Jogadores incríveis vieram do ambiente online e enquanto você conseguir separar o que está sendo influenciado pelo lag você estará bem.

Só de pensar em assistir às minha partidas eu sinto enjoo!

Não brinca?! Eu gostaria de ter um bom conselho para isso, mas apenas tente internalizar que isso é para o seu próprio bem. Você ficará melhor em lidar com essa insegurança com o passar do tempo.

Eu não consigo estabelecer um foco!

Então pense qual é o seu objetivo como jogador. Como você quer se expressar? Se você quer ser estiloso, crie um foco que priorize jogadas ensaiadas e combos bonitos de ver. Se você quer ser meio maluco, implemente um foco que bagunce com a cabeça do oponente. Basicamente, descubra aquilo que te diverte mais e explore isso.

Quando uma aplicação técnica tem algum valor?

Sempre! Especialmente quando você está começando a se desenvolver como jogador, você não saberá até que você faça o teste. Uma boa regra geral é testar essa aplicação em você mesmo e ver o que acontece. Se funcionar, vá logo fazer mais testes. Senão, anote porque ela não foi eficiente e use esses dados no auxílio de outros desenvolvimentos.

Quando eu devo jogar com oponentes acima do meu nível?

Eu recomendo jogar contra essas pessoas quando você se sentir confortável com o seu jogo. O que você estará procurando nesses sets é que alguém te mostre, através das jogadas deles, quais são as suas fraquezas. Dê o seu melhor para aceitar as derrotas como um favor que lhe é feito ao se mostrar as suas fraquezas.

Eu ainda sou um novato e não consigo achar ninguém no meu nível ou abaixo!

Se mesmo depois de ter procurado em discord, fóruns e na sua cena local você não encontrar ninguém, você está em maus lençóis. Se todos são melhores do que você, a sua melhor aposta é jogar contra aqueles com o nível mais próximo possível do seu e com um mentor assistindo. O trabalho desse mentor será de lhe dar informações sobre quais aspectos do jogo você precisa melhorar o mais rápido possível enquanto você joga. Eu não recomendo que você jogue contra a CPU porque você não entenderá o que é genuinamente útil contra um oponente humano.


1 Um “set” é um conjunto de partidas que você faz com um oponente. Exemplos serão dados adiante.
2 Do inglês “bait”, significando “induzir alguém a agir de uma certa forma, assim como uma isca serve para pescar um peixe ao induzir esse peixe a mordê-la”.
3 Do original “lab / laboratory”. Em inglês é comum chamar o modo de treino de laboratório, um lugar onde se faz pesquisas e descobertas sobre aspectos técnicos do jogo.
4 “Matchup” é o nome dado a uma partida específica entre dois personagens/bonecos diferetes. Ryu versus Ken é uma “matchup”, enquanto Ryu versus Chun-li é outra “matchup”.

Comments

comments

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo do dia!

Entrevista com a Galera