Menu

Sunfish-san, Como Eu Faço para Vencer? #2

Tradução por Caio “Nolan” Padoan Link para o artigo original

Revisão por Tiago “Mad Reis” Reis


Realizando Sets

Se Prepare

Antes do começo do set, lembre de revisar as suas metas e notas da matchup para que você solidifique o seu propósito. O seu treino será uma balanço entre tentar vencer a partida e manter as suas metas em mente.

O que quer que você queira trabalhar, crie situações que permitam que isso aconteça. Você não vai aprender uma confirmação de counter hit se você não se comprometer a iniciá-la; você não vai aprender aquele combo aéreo se você não for para o ar. Não sacrifique oportunidades de aprendizado para vencer uma partida. Você estará atrasando o seu crescimento por uma recompensa temporária.

Após a partida

Após cada partida do set, tire um tempo para reafirmar as suas metas e realizar ajustes. Se você perceber que alguma estratégia não vai funcionar, NÃO SEJA TEIMOSO. Lembre-se de que tudo é maleável durante o seu treino. Se você sentir que algo não vale a pena, ou que simplesmente não é tão bom quanto você pensava ser, desconsidere essa opção para que você possa priorizar novas ideias.

Se você alcançar alguma meta, bom trabalho! Sinta-se orgulhoso e aproveite essa vitória. O seu próximo passo é ir um pouco além, ou se você se sentir confortável, criar uma nova meta, ou mesmo focar em novas metas. Quando eu jogo pra valer, eu gosto de ser ousado com a minha meta para solidificá-la melhor, mas encontrar novas áreas para se melhorar é sempre divertido. Experimente e descubra o que te mantém motivado.

Além de reafirmar as suas metas, se faça perguntas sobre você e o seu oponente (só pergunte ao seu oponente se você não conseguir respondê-las, ou para confirmar a sua resposta):

  • Por que o seu oponente fez aquilo?
  • Como o seu oponente lida com um aplicação ou situação tão bem?
  • O que fazer em situações que você sempre se dá mal?

Outras coisas interessantes para perguntar ao seu oponente são (essas são melhor aplicadas a oponentes acima do seu nível, mas qualquer pessoa pode ter informações úteis):

  • O que do meu jogo te dá mais trabalho?
  • O que eu não estou fazendo que pode ajudar no meu jogo? (em relação a personagem utilizado e mecânicas do jogo)
  • Como você vence de mim?

Perguntas como essas podem lhe dar insights sobre quais novas metas e focos você poderia experimentar, ao mesmo tempo que você melhora a sua capacidade de compreender e analisar as situações.

Classifique os seus oponentes

Durante os seus sets, você deveria estar criando um perfil do que funciona e do que não funciona contra o seu oponente. No final do set, você deve ser capaz de responder a essas três questões importantes:

  • Quais mixups1, padrões de movimento, aplicações técnicas, etc. funcionam contra esse jogador?
  • O que está me levando a perder em certas situações, trocas e rounds?
  • O que eu preciso melhorar para ser capaz de vencer esse cara de 10 a 0?

Assim como outras coisas, ser capaz de responder completamente a essas questões dependerá da sua capacidade de análise. Dê o seu melhor para compreender o que você conseguir; você se tornará melhor ao passo que você se esforça.

Evite justificações emotivas como “o personagem dele é roubado / eu estou jogando melhor que ele / meu personagem é uma droga / meu personagem é difícil demais”. Mesmo que essas afirmações possam ser verdadeiras, cair nessa armadilha é permitir ao seu ego colocar culpa no seu oponente ao invés de si mesmo2.

Sunfish-san…?!

Quanto eu devo jogar?

First to 3 / 5 / 7 / X: Sets de FTX3 adicionam elementos de pressão que você não terá em um set longo. Idealmente os dois jogadores irão priorizar a vitória, então você terá uma boa ideia de como o outro jogador age para encerrar as partidas. É mais difícil aprender durante esses sets, mas o que você conseguir tirar de informação será de grande valor.

Sets longos: Ótimos para o seu aprendizado e ter uma noção do seu vigor. Você pode acabar na fadiga o que certamente afetará o seu nível de jogo, assim como pode dar origem a maus hábitos se você se acostumar com o seu oponente fazendo ou deixando de fazer algo.

Ambos formatos tem seu mérito, então pondere as suas necessidades e experimente. Eu prefiro sets longos se eu simplesmente quiser me divertir e aprender, mas escolho as FTX quando quero dar o meu melhor.

Eu sempre me esqueço das minha metas no meio das partidas

Isso é complicado, mas meu melhor conselho é você fixar apenas uma meta na sua mente e se ater a ela. Force uma situação que permitirá que você a pratique. Isso também pode ser um sinal de que você está criando muitas metas para si e que você deveria repriorizar o seu preparo para facilitar a sua vida.

Eu não consigo completar minhas metas

Esse é um bom indício de que ou você não compreende como o jogo ou o jogador funcionam ou que você estabeleceu uma meta muito dura. Tire um tempo para examinar o que você está tentando realizar e decida se essa meta vale a pena para o seu nível de jogo atual ou se é possível ajustá-la para se tornar mais viável.

Minhas técnicas não estão funcionando quando eu acho que deveriam!

Bem vindo à vida real. Garanta que você teste as suas técnicas contra muitos estilos e níveis de jogo, mas se mesmo assim não funcionar, simplesmente abandone-as. Não há utilidade em ser teimoso e orgulhoso quando você pode desenvolver algumas novas ideias. Você se tornará melhor em identificar a utilidade inerente de uma técnica ao passo que você se desenvolve e realiza mais testes.

Perder me machuca demais!

Observar a contagem de vitórias do seu oponente subir e subir é definitivamente um sentimento ruim, mas tudo se resume a como você encara isso. Tente perceber que essa contagem de vitórias está querendo te passar uma mensagem. Toda vitória sobre você significa que o jogo está lhe dizendo que você está fazendo algo de errado, e é a sua missão deduzir do que se trata. Levante o queixo e mantenha foco no que importa; solucionar as suas fraquezas e explorando as do seu oponente. Você vai dar um jeito.

Mas você disse para não priorizar as vitórias, então por que 10 a 0?

Cê tá certo…mas você precisa pensar nas vitórias como na resposta pra pergunta anterior. Vitórias são adquiridas através da compreensão do jogo e do oponente. Se você consegue dar 10 a 0 em alguém, você deveria encarar isso como uma solução para o problema em questão. E é uma sensação tão boa também, então tenha orgulho de si e tire proveito construtivo disso.


1 Situações vantajosas que lhe permitem opções diferentes de ofensiva, como poder soltar um golpe ou também poder agarrar o oponente daquela distância.
2 Sobre o que você tem controle? O oponente? O jogo? Você mesmo? O que vale a pena se esforçar pra mudar?.
3 Formato que termina quando um jogador alcança um número X de vitórias. First to 2 = FT2 = o primeiro a alcançar 2 vitórias. O termo em inglês foi mantido porque a sua abreviação (FT) é muito usada no mundo inteiro.

Comments

comments

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo do dia!

Entrevista com a Galera