Menu

Sunfish-san, Como Eu Faço para Vencer? #3

Tradução por Caio “Nolan” Padoan Link para o artigo original

Revisão por Tiago “Mad Reis” Reis


Resumindo

Comece uma Discussão

Isto é similar a fazer perguntas durante um set, mas estar fora do jogo permite que você vá muito mais a fundo do que quando você se questiona entre as partidas.

Eu sinto que a discussão de sets é um dos aspectos mais divertidos no meu desenvolvimento como jogador. Aprender como os outros abordam o jogo é extremamente útil para o desenvolvimento de aplicações técnicas futuras. Independente se isso servirá na adoção de novas estratégias ou no planejamento de contramedidas. Também é divertido o puro teste da minha compreensão do jogo e do oponente. Dependendo de quão importante for para você, isso também pode lhe ajudar a construir amizades.

Atualizações no Evernote

Lembre-se de referenciar os seus fundamentos e atualizar o que se aplicar, como:

  • Quais metas você completou / novas metas e focos que você pensou durante as partidas
  • Quão úteis foram as aplicações técnicas / novos desenvolvimentos que você gostaria de explorar ou testar
  • Notas sobre matchups

Você usará as suas anotações tanto como uma referência de motivação e realização quanto como uma ferramenta de melhora. Permita a si mesmo se orgulhar do que você alcançou ao mesmo tempo que você nota novas áreas nas quais você pode melhorar.

Assista a replays

Isso é fundamental pois você terá uma perspectiva similar daquela da discussão. Olhar para a sua performance de fora do jogo tornará mais fácil a racionalização e análise de coisas em potencial. ATIVE A VISUALIZAÇÃO DOS INPUTS SE POSSÍVEL!

Veja no que prestar atenção:

Quando em situações de ofensiva, responda a estas questões:

  • O que os inputs do oponente estão me dizendo? Isso encaixa com o perfil que eu fiz dele? Eu posso tirar proveito disso?
  • Quão precisas são as minhas mixups? Elas estão funcionando o bastante para que justifique continuar usando-as?
  • As opções defensivas do meu oponente estão me neutralizando ao ponto de me custar rounds?Como eu posso capitalizar em cima delas?
  • Eu posso usar recursos para criar uma situação mais vantajosa?

Quando em situações defensivas, responda a estas perguntas:

  • Eu estou deixando passar algum padrão da ofensiva do meu oponente?
  • Quais são as respostas para as setups e mixups que o meu oponente está usando?
  • Eu poderia ter usado algum recurso ou mecânica do jogo de maneira mais eficiente?
  • Quais leituras o meu oponente está fazendo? Elas são corretas? O que isso me diz sobre o raciocínio dele?

Quando em situações neutras, responda às questões abaixo:

  • Eu agora vejo padrões que passaram despercebido sobre mim ou o meu oponente?Como eu posso melhorar/explorar isso?
  • Qual é o plano de jogo do meu oponente? Como eu posso combatê-lo com mais eficiência?
  • Quais riscos eu estou assumindo e a favor de quem eles estão?
  • Eu estou reativo ou forçando o jogo que eu quero? O que é preferível nesse contexto?
  • As minha ações têm o resultado que eu espero? Será que eu posso melhorar isso?

Toda vez que você levar um golpe, em qualquer situação, responda:

  • Por que eu fui atingido? Como eu poderia ter prevenido isso? Há alguma maneira de mitigar os meus riscos nessas situações?

Toda vez que você atingir o seu oponente, em qualquer situação, responda:

  • Por que ele foi atingido? Como eu poderia otimizar essa situação? O que ele poderia ter feito em contrapartida?

Há muito o que aprender ao se assistir replays, então vá tão devagar e tão profundo quanto você queira. Você provavelmente não será capaz de responder todas as perguntas, e algumas questões talvez nem sejam cabíveis. Desenvolver o seu lado analítico é tão importante quanto o desenvolvimento de aplicações tangíveis.

Repita

Descanse bem e repita o processo, simples assim.

Sunfish-san…?!

Eu sinto que eu estou desperdiçando o tempo dos outros jogadores, especialmente daqueles que me destroem!

Essa insegurança é válida. Eu não duvido que alguns jogadores pensam assim, mas lembre-se de que nem todo mundo está jogando pelos mesmos motivos. Alguns querem ajudar, outros querem apenas se divertir, tem aqueles que querem praticar algo específico para o seu nível de habilidade, e ainda existem alguns que adoram arrebentar jogadores de nível inferior. Seja qual for a razão, tenha em mente que você está fazendo isso para melhorar o seu jogo e a maioria das pessoas respeitarão isso. Não se sinta tão mal se alguém se recusar a jogar com você, do contrário, use isso como motivação.

Eu tenho receios em fazer perguntas ou iniciar uma discussão!

Se sentir vulnerável é assustador. Começar diálogos é difícil quando você acha que a outra pessoa pode te achar estúpido ou uma fraude, mas você precisa ir adiante. Todos nós começamos do mesmo ponto e a maioria das pessoas se lembra de quão difícil isso foi e estarão mais abertos a ajudar outras pessoas. Apenas não deixe você, ou com quem você esteja falando, fazer você se sentir um lixo porque você não sabe alguma coisa ou por possuir um mau hábito.

Eu não estou confiante na minha auto-avaliação, como eu sei que eu estou certo?

A sua melhor aposta é ir atrás de jogadores que você e/ou a comunidade confiam. Pergunte a eles se eles jogariam contra você e/ou assistiriam a um replay seu.

Não deixe que eles respondam as perguntas por você, ao invés, você deve testar a sua própria capacidade analítica contra a deles. Levante o assunto de como você se sentiu nas partidas e veja como eles respondem. Se vocês tiverem respostas similares, ótimo, você está num caminho bom. Senão, assista novamente a esses replays até que você entenda o que eles têm a dizer ou peça a avaliação deles novamente.

Só porque alguém é melhor do que você no jogo não significa que ele também é melhor nas análises. Eu já me deparei com grandes jogadores que não têm ideia de como ser objetivo ou pensar criticamente. Ninguém é infalível, então tente recolher opiniões múltiplas para se apoiar.

Os Replays tocam muito rápido para que eu possa digerir a informação!

Algo legal que talvez você não saiba é que o Youtube tem uma função de slowdown. Se você conseguir colocar as suas partidas nessa plataforma, veja os seus replays a uma velocidade reduzida. Você será capaz de absorver e digerir muito mais informações num ritmo muito mais agradável.

O que tem de útil na visualização dos inputs?

Se os olhos são a janela da alma, também são os inputs dos jogadores. Repare nos movimentos e botões que o seu oponente aperta durante a sua ofensiva. Veja se ele está tentando dar tech, chicken block, movimentos estranhos, farofa, etc. Dê o seu melhor para entender o porquê e crie uma estratégia para se beneficiar disso.

Option Selects1 (OS) são extremamente difíceis de verificar no meio de uma partida, mas visualizando um replay você pode identificá-los com mais facilidade.

Considerações Finais

Se manter motivado é uma das coisas mais difíceis de se fazer enquanto você tenta melhorar em qualquer habilidade. O fracasso é iminente no que diz respeito a Fighting Games e é fácil cair no vortex de frustração e síndrome de impostor. Cada derrota é mais uma facada que você toma, especialmente em jogos que você consegue ver a contagem de vitórias.

Se tem qualquer lição que eu gostaria que você tirasse disso é que a jornada para o crescimento pode ser divertida se você se ater às coisas certas. A cada meta que você estabelece e completa, cada matchup que você atualiza, cada coisinha a mais que você aprende, você deveria se permitir celebrar essa vitória. Por favor entenda que se tornar bom é uma consequência de três coisas importantes:

  • Nível dos jogadores a que você tem acesso
  • Habilidade de reconhecer e corrigir erros
  • Tempo investido

Nessa ordem. É menos sobre talento natural como a maioria tende a acreditar2. Faça o melhor para manter a sua chama acesa e você atingirá o ponto que você quer chegar. Como o grande filósofo Rei Narto disse uma vez, “Acredite nas coisas”!3

Obs.: Tenha em mente que você precisa equilibrar o seu treino casual com partidas que realmente tem algum valor. Vá a torneios locais ou participe de competições online, coloque dinheiro em jogo, tenha um rival, etc. Você precisa ser capaz de sair do estado mental de aprendizado e pular para o estado mental jogo sério quando necessário.

Se cuida, divirta-se e seja gentil


1 Um conjunto de comandos que respondem diferentemente dependendo da situação, cobrindo mais de uma opção ofensiva/defensiva ao mesmo tempo.
2 Você discorda? Então leia o livro “The will to keep winning” de Daigo Umehara.
3 Não tenho a menor ideia de onde vem essa alusão.

Comments

comments

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo do dia!

Entrevista com a Galera